6 dicas para melhorar o clima organizacional da sua equipe
As interações no ambiente de trabalho exercem grande influência sobre o engajamento, a produtividade e a motivação dos funcionários, interferindo também na retenção dos talentos na empresa. Em muitos casos, um clima organizacional negativo é um dos fatores do aumento da rotatividade, excesso de faltas, atrasos e pedidos de demissão dos colaboradores.
Por outro lado, investir em um clima organizacional positivo deixa os colaboradores mais satisfeitos com o ambiente de trabalho, aumenta sua produtividade e, consequentemente, melhora os resultados da empresa. Confira 6 dicas para criar um clima positivo e colaborativo na sua organização:
1. Proporcione um ambiente adequado
Independentemente da área de atuação, os funcionários precisam de uma estrutura básica para realizar seu trabalho – desde um computador com cadeira confortável até equipamentos de proteção individual (EPI’s). Além disso, um ambiente limpo e organizado também melhora o clima e otimiza o tempo dos colaboradores.
A satisfação dos profissionais com o ambiente envolve ainda a estruturação de processos e padrões internos, já que a falta de organização deixa os trabalhadores frustrados e prejudica a produtividade da equipe como um todo.
2. Invista em comunicação interna e incentive a colaboração
Fofocas, boatos e informações desencontradas são fatores que minam a confiança entre os funcionários e prejudicam o clima organizacional. Uma empresa com uma política eficiente de comunicação interna contribui para a divulgação correta e mantém as informações sob controle.
Além disso, é importante incentivar a cooperação entre funcionários em vez da competição, que prejudica o desempenho geral da empresa. Assim, um departamento em que os colaboradores confiam uns nos outros favorece o trabalho colaborativo e tem a produtividade elevada.
3. Forneça feedback do trabalho dos colaboradores
A comunicação é fundamental para um bom clima organizacional. Por isso, a empresa deve dar um retorno regular sobre o trabalho realizado pelos colaboradores, seja positivo ou negativo – nesse caso, o feedback deve ser construtivo e transmitido de forma profissional.
Uma dica é manter um canal aberto a críticas e sugestões, além de agendar reuniões mensais ou trimestrais para oferecer feedbacks a todos. Esse canal deve funcionar tanto no sentido dos gestores para os colaboradores quanto o contrário. Dessa forma, todos podem melhorar seu desempenho e contribuir para um ambiente agradável.
4. Estabeleça metas desafiadoras, mas realistas
Antes de estipular as metas da organização é importante fazer uma análise aprofundada do mercado e dos resultados anteriores. Com isso, é possível desafiar os funcionários e incentivar o engajamento sem gerar frustração.
Lembre-se que criar um senso de desafio nos colaboradores é importante para que eles se esforcem para alcançar a meta, mas estabelecer resultados impossíveis tem resultado contrário e prejudica o clima organizacional.
5. Valorize os colaboradores
Os funcionários ficam mais motivados quando sentem que seu desempenho é reconhecido pela empresa. Além da remuneração, também podem ser oferecidos benefícios, aumento das férias, um dia de folga, uma viagem ou mesmo uma premiação interna na organização.
A valorização dos colaboradores pode ser feita individualmente ou em grupo, quando atingirem uma meta, por exemplo, para demonstrar que o esforço realizado está sendo reconhecido.
6. Faça pesquisas para medir o clima organizacional
O clima organizacional não é estático e depende de diversos fatores subjetivos dos colaboradores e da organização. Por isso, é necessário fazer periodicamente uma pesquisa de clima organizacional e verificar o que pode ser melhorado.
Dessa forma, é possível monitorar a percepção dos funcionários sobre a empresa a partir de dados quantitativos e qualitativos obtidos com questionários, entrevistas individuais e conversas em grupo. Com essas informações, os gestores conseguem identificar os pontos que podem ser mudados para aumentar a motivação e a produtividade dos colaboradores.
Agora que você já sabe como melhorar o clima organizacional da sua empresa, entenda como o mapeamento de competências pode aprimorar o desempenho da sua equipe.