Como demitir um funcionário de maneira profissional?
Um dos deveres mais difíceis de um gestor é demitir um funcionário de maneira profissional e empática. Essa decisão pode acontecer por diversos fatores, como queda no desempenho, dificuldades no relacionamento interpessoal, falta de alinhamento à cultura organizacional, entre outras possibilidades, afetando não somente a vida pessoal do colaborador como também a rotina de trabalho da equipe.
Por ser um momento delicado tanto para o gestor quanto para o profissional, a decisão de demitir um funcionário deve ser tomada com cuidado e comunicada da melhor maneira possível. Continue lendo e saiba como tornar esse momento mais humanizado e menos desafiador.
1. Faça um planejamento
Assim que a decisão for tomada, é preciso escolher o melhor momento e local para comunicá-la ao colaborador.
Ao preparar-se para o encontro, procure anotar todas as informações que precisam ser transmitidas sobre os motivos para a dispensa e os próximos passos, por exemplo.
É importante que a reunião seja individual e somente com os profissionais envolvidos, como o gestor, um responsável pelo RH e o funcionário em questão.
2. Converse individualmente e pessoalmente
Antes de tudo, é fundamental que o gestor tenha cuidado e respeito com o profissional que está sendo demitido.
O ideal é que a notícia seja dada pelo supervisor direto, com o apoio do RH, e durante todo o processo é preciso ter em mente que o colaborador contribuiu com a empresa neste período e suas entregas e resultados não devem ser esquecidos.
Assim, durante a reunião seja educado e escolha bem as palavras, mas procure ser direto, dando o tom do diálogo logo no início para que o profissional entenda que essa conversa é definitiva.
Em um ambiente corporativo, é comum existirem laços pessoais, mas é preciso ser profissional e separar as coisas neste momento delicado em que as emoções são intensas.
Embora a reação do funcionário diante desta situação seja imprevisível, como um momento de choro, desabafo ou mesmo uma reação desequilibrada, é preciso respeitar a ocasião e os sentimentos que podem surgir.
Esteja preparado para deixá-lo falar e ouça com atenção se houver um feedback sobre a gestão ou os processos da empresa.
3. Explique os motivos para demitir o funcionário
O desligamento de profissionais pode ocorrer por diversos motivos e, em períodos de crise econômica, é comum ocorrerem demissões por redução de orçamento.
Seja por problemas financeiros da empresa, reestruturação dos processos, queda de desempenho ou falta de fit cultural, por exemplo, é importante justificar os motivos e pontuar quais fatores levaram a organização a tomar essa decisão.
A transparência é um feedback importante para a carreira do profissional e, além disso, ajuda a evitar que o colaborador pense que foi demitido por outros motivos, como algum tipo de discriminação.
4. Explique os próximos passos por escrito
Outro ponto importante no momento de demitir um funcionário é cuidar das questões burocráticas, como os documentos necessários para tomar as providências legais.
Explique quais são os próximos passos, como pagamento da rescisão, motivos legais do desligamento e se é necessário que o profissional providencie algum documento que está faltando, bem como a assinatura da documentação referente à rescisão de contrato.
No momento do desligamento, muitas pessoas ficam abaladas e se esquecem de algumas informações, por isso é importante enviar um e-mail reforçando os pontos mais relevantes, como a forma de pagamento da rescisão, os motivos da demissão e quais os próximos passos em relação à documentação.
Procure manter a cordialidade e a educação tanto na comunicação oral quanto escrita, mantendo a tranquilidade e o respeito ao profissional desligado.
5. Comunique a equipe
Após a reunião de desligamento, comunique a equipe da qual o funcionário fazia parte. Não é necessário entrar em detalhes, mas seja claro, objetivo e procure tranquilizar os colaboradores, evitando que sintam receio de também serem demitidos.
Isso ajuda a evitar rumores e especulações, promovendo uma relação mais próxima entre a gestão e os colaboradores, o que contribui para a melhora do clima organizacional.
6. Conte com o Outplacement para uma demissão humanizada
A demissão humanizada é uma preocupação cada vez maior dos gestores e profissionais de RH, pois ajuda a diminuir os impactos negativos do desligamento e também reduz as chances de processos trabalhistas.
O Outplacement é um serviço de demissão humanizada que tem como objetivo assessorar e fornecer suporte para as situações de desligamento de profissionais em posições diretivas, gerenciais, gestão entry e middle-level (supervisores e coordenadores) e profissionais de nível superior especializados.
Esse processo pode ser feito de forma individual ou em grupo, quando a organização passa por reestruturação, transição, redução de custos ou outra situação semelhante.
Assim, o profissional assessorado é orientado e instrumentalizado para um adequado retorno ao mercado de trabalho, explorando as potencialidades de sua carreira.
Já o Outplacement em Grupo é voltado ao processo de recolocação profissional, mas também contribui para o desenvolvimento de novas competências e habilidades, além da recuperação da autoestima e da autoconfiança dos ex-colaboradores.
Se a sua empresa está passando por uma reestruturação e você precisa demitir um funcionário de maneira profissional, confira nosso texto sobre Outplacement e a tendência de demissão humanizada.