Como escolher entre recrutamento interno ou externo?
Uma equipe competente, integrada e engajada com os ideais da empresa é um dos fatores-chave do sucesso de uma organização. Para alcançar melhores resultados, é fundamental saber a diferença entre recrutamento interno e recrutamento externo, de forma a realizar processos seletivos mais eficientes.
O recrutamento e seleção de colaboradores tem diversas etapas para identificar se os candidatos têm as competências e habilidades necessárias para contribuir com o crescimento da organização. Uma forma de otimizar o processo é utilizar tanto o recrutamento interno quanto o externo para selecionar os talentos mais aderentes à vaga.
Recrutamento interno
O recrutamento interno é a modalidade em que o setor de Recursos Humanos busca preencher uma vaga com profissionais que já trabalham na organização. Para isso, a oportunidade é divulgada internamente por meio dos canais de comunicação da empresa.
A partir disso, a seleção é feita de acordo com critérios objetivos de qualificações, produtividade, competências e outras habilidades necessárias para o cargo. As principais vantagens do recrutamento interno são:
- Criação de uma cultura de valorização e crescimento dentro da empresa;
- Aumento da motivação e do engajamento das equipes com a organização;
- O profissional já é conhecido dos colaboradores e é mais fácil conseguir referências;
- O tempo de adaptação do colaborador na nova função é menor, o que aumenta a produtividade e melhora os resultados;
- Incentivo à retenção de talentos, já que os outros profissionais ficam mais motivados e estimulados a aperfeiçoar seu conhecimento.
Recrutamento externo
O recrutamento externo é quando a empresa busca candidatos no mercado de trabalho, seja profissionais em busca de recolocação ou colaboradores de outras organizações.
Neste tipo de recrutamento, é preciso definir quais as necessidades da vaga e quais as qualificações que o profissional precisa ter para ocupá-la. A atração de candidatos pode ser feita pelas redes sociais, site da empresa, sites de emprego ou através de consultores especializados, dependendo da vaga que deve ser preenchida.
A partir disso, são realizadas entrevistas, testes e dinâmicas para identificar o talento mais aderente às necessidades da organização.
As vantagens do recrutamento externo são:
- Atração de novos talentos, com perspectivas e pontos de vista diferentes;
- Maior quantidade de candidatos e, consequentemente, mais opções de escolha;
- Criação de um banco de currículos que pode ser utilizado no futuro;
- Introdução de novas ideias e métodos de trabalho que agregam conhecimento para a organização;
- Interação da empresa com o mercado de trabalho.
Como escolher entre o recrutamento interno e o recrutamento externo?
Cada formato tem suas vantagens e desvantagens que devem ser analisadas antes de escolher entre recrutamento interno ou externo.
Uma empresa que busca um novo gestor de vendas, por exemplo, pode buscar entre os seus colaboradores do setor alguém com as qualificações e habilidades necessárias. Nesse caso, conhecer os processos internos, clientes e estar familiarizado com a companhia são pontos importantes para a seleção e reduzem o tempo de adaptação do colaborador.
Para fazer a avaliação técnica e comportamental dos profissionais, a empresa pode realizar o processo de Mapeamento de Competências e Assessment, para garantir que seus objetivos estratégicos serão atingidos.
A partir da identificação das competências, é possível melhorar a performance dos colaboradores e criar programas de desenvolvimento individual mais efetivos e direcionados, facilitando o recrutamento interno.
No entanto, se os colaboradores da equipe ainda não estiverem prontos para assumir um cargo de liderança ou com alta especialização, por exemplo, a empresa pode investir no serviço de Executive Search para encontrar novos talentos a partir do recrutamento externo.
Em geral, não existe uma receita ou fórmula pronta para contratar os melhores talentos do mercado.
A escolha do tipo de recrutamento depende do cenário atual da empresa, seus objetivos, o perfil da equipe, as competências necessárias para a vaga, o tempo para a seleção e diversos outros fatores.
O conhecimento dos recrutadores também é essencial na hora de escolher entre recrutamento interno ou externo, por isso, contar com uma empresa especializada aumenta as chances de uma contratação bem-sucedida. Entre em contato com a 4Search e invista no crescimento da sua empresa.