Como ter sucesso no processo do outplacement?
A carga horária média de trabalho no Brasil é de 40 horas.
São oito horas diárias ocupando um cargo e realizando funções e só olhando por essa perspectiva já fica evidente o quanto um emprego ocupa um lugar central na vida das pessoas.
Justamente por ocupar essa posição central, uma demissão pode causar uma série de consequências.
Essas consequências passam pela questão financeira, mas que afetam também o emocional dos profissionais.
É justamente por reconhecer os múltiplos contextos que uma demissão pode acarretar, que as empresas estão cada vez mais investindo no outplacement.
Neste artigo, vamos explicar como ter sucesso no processo do outplacement.
Entenda o que é outplacement
O outplacement é uma estratégia que tem como objetivo principal orientar e apoiar profissionais que foram demitidos a se recolocarem no mercado de trabalho.
As chances daqueles que passam pelo outplacement conseguirem uma nova oportunidade profissional é grande, já que as iniciativas propostas incentivam e auxiliam na procura por emprego.
Mais do que ajudar na transição para um novo emprego, o outplacement visa minimizar os efeitos negativos da demissão.
O seu surgimento aconteceu após a Segunda Guerra Mundial, nos Estados Unidos, quando consultores de emprego auxiliavam militares a encontrar trabalho.
Mas foi somente anos depois, em 1960 e, principalmente, nos anos 1970, que esse conceito começou a ser aplicado de fato no mundo corporativo.
No Brasil, essa iniciativa foi adaptada por organizações voltadas para o segmento de recrutamento e seleção de candidatos a vagas.
O outplacement passou, então, a ser mais uma solução oferecida específica para o aconselhamento e recolocação de carreira, com uma preocupação para a saúde mental após a demissão.
É por conta desse olhar voltado também para a saúde mental que esse serviço também é conhecido como desligamento humanizado.
A importância do outplacement
Como já mencionamos, a experiência de ser desligado de uma empresa pode causar efeitos negativos na vida do profissional, que passam pela insegurança de conseguir uma nova oportunidade.
O fato de ter que lidar com a reestruturação e planejamento da carreira, a incerteza de quando vai conseguir uma nova posição são outros motivos que causam desgaste nesse momento.
Uma vez que o estado psicológico está afetado, receber aconselhamento e auxílio de profissionais especializados pode reduzir o tempo necessário para encontrar um novo emprego e mais do que isso, auxilia também na autoconfiança.
Como as empresas que investem em outplacement se beneficiam
Quando o assunto são demissões, a empresa também têm impactos significativos com consequências negativas.
Contudo, ao optar por adotar o outplacement, a organização consegue minimizar esses impactos e até mesmo melhorar sua reputação em relação ao mercado de trabalho e as suas concorrentes.
As demissões podem gerar uma sensação de insegurança entre a equipe, além de um hiato na disponibilidade da vaga e na adaptação do novo colaborador.
Isso pode sobrecarregar um determinado time e causar desconfiança no mercado, prejudicando a imagem do negócio.
O outplacement, evita essa desconfiança, já que oferece um processo planejado e estruturado para a demissão, o que aumenta a confiança dos colaboradores e reduz a incerteza.
Além disso, a empresa demonstra preocupação com o bem-estar do funcionário, oferecendo suporte emocional e orientação profissional para sua recolocação no mercado de trabalho. Isso pode contribuir para uma imagem positiva da empresa, como uma organização humanizada e comprometida com o desenvolvimento profissional de seus funcionários.
Como funciona o outplacement na prática
O processo de outplacement pode ser conduzido de diferentes formas, seja internamente com o setor de Recursos Humanos ou com o auxílio de uma empresa especializada nesse serviço.
No caso do outplacement feito pela própria empresa, a organização pode aproveitar o seu contato com o colaborador para personalizar o processo de acordo com as suas necessidades.
Já o outplacement externo pode apresentar vantagens como consultores atualizados sobre o mercado de trabalho.
Mas, independentemente do modelo utilizado, o outplacement visa auxiliar o colaborador a definir seus objetivos futuros e orientá-lo na busca por um novo emprego e costuma seguir as seguintes etapas:
Uma das etapas do outplacement é a definição de metas e objetivos para o futuro do colaborador.
Essa etapa pode incluir avaliações de habilidades e também interesses profissionais. Esse processo pode contar com a ajuda de um profissional especializado que pode orientar o profissional sobre possíveis carreiras e definição de um plano de ação.
Outra etapa fundamental é a preparação do currículo e carta de apresentação. Isso inclui também dicas sobre como destacar suas habilidades e experiências de forma atrativa para possíveis empregadores.
O outplacement também pode disponibilizar treinamentos e workshops para aprimorar habilidades específicas e outras mais gerais, além de orientações sobre como se comportar em entrevistas de emprego, negociação salarial e até networking.
A 4search oferece a solução de outplacement que garante suporte aos profissionais que estão deixando suas posições em cargos diretivos, gerenciais, de gestão de entrada e intermediários (supervisores e coordenadores) e especialistas de nível superior.
O objetivo do serviço é fornecer orientação qualificada sobre a continuidade da carreira profissional do indivíduo.
Além do outplacement Individual, a 4Search também oferece o outplacement em grupo, que tem como objetivo auxiliar um grupo de colaboradores que estão sendo desligados devido a reestruturações organizacionais (Downsizing/Turnaround).
Saiba mais sobre esse serviço.