Coronavírus: as empresas podem demitir durante a pandemia?
A pandemia de coronavírus causou uma crise sem precedentes em diversos países do mundo. Assim, além dos esforços em impedir a disseminação da doença, as empresas devem lidar com os impactos econômicos dessa situação e, muitas vezes, precisam realizar demissões durante a pandemia.
Antes de falarmos se a empresa pode demitir durante a pandemia, é importante lembrar que o momento é delicado para diversos setores, embora alguns estejam sentindo mais os impactos econômicos da crise do que outros. Nesse cenário, os gestores devem procurar entender a fundo a situação da empresa antes de tomar qualquer decisão.
As empresas podem demitir durante a pandemia de coronavírus?
A demissão de funcionários durante a pandemia de coronavírus obedece às regras habituais da CLT, ou seja, a dispensa sem justa causa dá direito ao aviso prévio proporcional ao tempo de serviço do profissional.
Além disso, outros direitos como saldo salarial, 13° salário, férias proporcionais e FGTS também estão garantidos, segundo as leis atuais.
No entanto, se a dispensa do empregado foi causada pelo fechamento da empresa, a CLT prevê algumas regras diferentes, como indenização de 20% sobre o FGTS, em vez dos 40% regulares. Nesses casos, a empresa precisa provar que o fechamento ocorreu por motivo de força maior, como a pandemia.
Além disso, os empregados que tiveram a jornada de trabalho e o salário reduzidos, ou o contrato de trabalho suspenso, e receberam o Auxílio Emergencial do governo, não poderão ser demitidos sem justa causa durante o período.
De qualquer maneira, é importante consultar o departamento jurídico da empresa e buscar outras alternativas para evitar a demissão de funcionários pois, após a pandemia, a organização precisará retomar suas atividades.
Alguns setores, como o comércio, por exemplo, precisarão de mão de obra qualificada quando voltarem ao funcionamento normal, enquanto segmentos como o turismo serão afetados por mais tempo.
Assim, as empresas que precisam de profissionais especializados ou extremamente qualificados devem buscar formas de evitar a demissão desses funcionários para não prejudicar o desempenho da organização a longo prazo.
Em momentos de crise, os gestores precisam enfrentar inúmeros desafios e tomar decisões que impactam dezenas e até centenas de pessoas. Nesse cenário, é fundamental ter uma perspectiva geral e manter uma boa comunicação com os funcionários, com base na empatia e lealdade.
Como reduzir os impactos das demissões durante a pandemia
Realizar demissões durante a pandemia é uma tarefa difícil que, devido ao distanciamento social, torna-se ainda mais delicada. O gestor que precisar fazer uma reunião remota de desligamento deve tomar cuidados redobrados para não prejudicar o relacionamento do ex-colaborador com a empresa.
Durante a reunião, é importante fornecer uma breve explicação sobre as condições econômicas que levaram à decisão do desligamento e destacar que a culpa não é do funcionário. O gestor também pode colocar-se à disposição como referência futura e dar orientações sobre o recebimento de seus direitos.
Nesses casos, o profissional deve evitar falar sobre si mesmo e a empresa, pois o foco é no funcionário desligado.
Nesse sentido, a principal maneira de reduzir os impactos de demissões durante a pandemia é investir no processo de Outplacement, que pode ser realizado individualmente ou em grupo. Entre os principais benefícios deste serviço estão:
- Redução de processos trabalhistas;
- Melhora do clima organizacional, mesmo em home office;
- Fortalecimento da imagem corporativa;
- Reconhecimento da responsabilidade social da empresa.
Com o Outplacement, o profissional desligado recebe assessoria especializada em recolocação no mercado e tem mais chances de conseguir uma nova oportunidade. Além disso, esse processo contribui para a recuperação da autoestima e autoconfiança dos ex-colaboradores, que desenvolvem novas competências e habilidades.
Uma modalidade lançada recentemente pela 4Search é o Outplacement On-line, em que todas as etapas são realizadas remotamente. Com isso, as empresas podem reduzir os impactos das demissões durante a pandemia e oferecer um serviço de qualidade aos seus ex-colaboradores. Entre em contato conosco e, juntos, iremos encontrar a solução ideal para a sua organização.