Entenda as abordagens do Outplacement em Grupo e Outplacement Individual 19 junho, 2024 - Corporações

Entenda as abordagens do Outplacement em Grupo e Outplacement Individual

A demissão de colaboradores é um processo que pode ter grandes impactos no desempenho da organização e na saúde mental dos profissionais desligados e remanescentes. Para tornar esse processo mais suave e amenizar os efeitos negativos da demissão, muitas empresas optam pelo desligamento humanizado com o outplacement, solução estruturada para orientar esses profissionais com suporte psicológico e consultivo sobre sua recolocação no mercado e desenvolvimento de carreira.

O outplacement surgiu como uma estratégia de gerenciamento de crise para empresas americanas que, na década de 1980, atravessaram um contexto econômico instável, com grande volume de reestruturações internas, suspensões de contratos e demissões em massa. 

Realizado nas modalidades individual e coletiva, o processo de outplacement conta com etapas que priorizam o respeito e a empatia com os colaboradores, garantindo o bem-estar dos profissionais e a manutenção da imagem empregadora da organização.

Neste artigo, exploramos as diferenças entre o outplacement em grupo e individual, suas etapas e em quais casos cada processo pode ser a solução mais indicada. Boa leitura!

Outplacement em Grupo e Outplacement Individual: principais etapas e indicações

O trabalho ocupa uma parcela importante da vida adulta, possibilitando o bem-estar financeiro e construção de patrimônio, fazendo parte também do desenvolvimento pessoal com a construção de laços e relações no ambiente profissional. Por isso, não é difícil compreender os impactos negativos que as demissões inesperadas podem gerar tanto para os funcionários desligados, quanto na produtividade dos colaboradores remanescentes, e a imagem da empresa.

Visando diminuir os efeitos negativos do desligamento e reforçar uma cultura organizacional responsável e humanizada, o outplacement em grupo e individual contam com um planejamento que se inicia antes mesmo do anúncio de demissão, para que o processo seja encaminhado da melhor forma para a empresa e funcionários.

Apesar de ser, em essência, o mesmo processo, o outplacement em grupo e o outplacement individual são gerenciados de maneiras diferentes para atender a diferentes necessidades da organização e garantir o melhor processo para os profissionais.

Outplacement individual

Nesta modalidade, o processo de outplacement irá desenvolver ações customizadas e planejadas para a recolocação do profissional desligado. Algumas das soluções implementadas nesta estratégia envolvem a avaliação de currículo, realização de testes comportamentais e análise do perfil profissional. 

No outplacement individual, a assessoria também pode ajudar o profissional a construir uma rede de contatos, e desenvolver técnicas para impulsionamento ou redirecionamento de sua carreira.

Essa solução é muito indicada em casos de desligamento de profissionais em posições diretivas, gerenciais, gestão entry e middle-level, além de colaboradores que passaram muito tempo na organização.

Outplacement em Grupo

O outplacement em grupo, ou coletivo, segue o mesmo fundamento do outplacement individual, mas conta com processos adaptados para conseguir atender a todos os colaboradores. Nesta modalidade, a consultoria irá assessorar os profissionais desligados por meio de palestras, atividades em grupo e workshops sobre o mercado de trabalho, suporte para renovação de currículos, treinamentos para participar de processos seletivos e fazer prospecção.

O processo de outplacement em grupo é Indicado para casos de lay-offs ou demissões em massa, geralmente causados por processos de downsizing, quando a organização está reduzindo a força de trabalho de sua operação, ou turnaround, em que a empresa está passando por reformulações estruturais em seus processos financeiros, operacionais, gerenciais ou políticos.

Por que investir no outplacement? 

Além de minimizar os efeitos negativos da demissão na saúde mental dos colaboradores desligados da empresa, o outplacement também transmite uma mensagem positiva para os profissionais que continuam na organização, pois a iniciativa demonstra o cuidado da empresa com o bem-estar da equipe, aumentando a confiança e a satisfação dos colaboradores com o ambiente de trabalho.

O suporte fornecido pelo processo de outplacement reduz significativamente o risco de litígios e processos judiciais decorrentes de demissões. Dessa forma, a organização não só economiza recursos financeiros, mas também preserva sua reputação e imagem empregadora. 

Investir nos serviços de outplacement em grupo, ou individual, é uma maneira de posicionar sua organização como uma empresa consciente, com responsabilidade social corporativa e comprometida com o bem-estar de seus colaboradores.

Conte com a 4Search para agregar valor ao seu negócio e reduzir os danos emocionais, econômicos e sociais que as demissões podem gerar em sua empresa. Nossos processos de outplacement são realizados por consultores experientes e altamente qualificados. Desde 2009 com uma atuação estratégica no setor de recursos humanos, a 4Search já realizou mais de 450 projetos individuais e atendimento a mais de 650 profissionais em outplacement em grupo.

Entre em contato com um de nossos consultores e conheça os benefícios do outplacement para a sua organização. 

Continue lendo sobre as principais estratégias de gestão de pessoas em nosso blog e acompanhe nossas atualizações no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Comentários para este post