Entenda as etapas do mapeamento de competências
Além da atração e retenção de talentos, os desafios da gestão de pessoas também envolvem a formação de equipes de alta performance. Para isso, é importante realizar o mapeamento de competências para conhecer em profundidade os colaboradores e seus pontos de excelência.
A partir do resultado do mapeamento de competências, é possível criar ações que vão desde a valorização e manutenção das habilidades existentes até o desenvolvimento de competências necessárias para o sucesso do negócio.
O que é o mapeamento de competências?
O mapeamento de competências é um processo de avaliação dos profissionais da empresa para garantir que os objetivos estratégicos serão atingidos.
As competências são mapeadas, definidas em níveis de complexidade e descritas por indicadores, servindo de parâmetro para todo o processo de avaliação.
As competências organizacionais ou individuais, junto aos seus indicadores, traduzem a conduta ideal e as entregas necessárias para que a organização atinja seus objetivos estratégicos.
Esse processo ajuda a manter os colaboradores alinhados para trabalharem pelo mesmo objetivo da empresa, ao mesmo tempo em que assegura que todos têm o perfil necessário para o desempenho de suas atividades.
Quais as etapas do mapeamento de competências?
1. Identificação das habilidades necessárias
O primeiro passo é identificar quais são os objetivos estratégicos do negócio e, a partir disso, definir as competências profissionais desejadas para que estes sejam atingidos.
Essas competências definidas inicialmente serão usadas como base para recrutamentos, avaliações periódicas de desempenho, direcionamento dos processos de qualificação e definição dos planos de cargos e salários.
2. Pesquisas qualitativas e quantitativas
Com o apoio de gestores e líderes, é importante que o RH utilize instrumentos de pesquisa como questionários e períodos de observação das atividades.
Dessa forma, é possível validar os dados coletados com a realidade do dia a dia da empresa, identificando quais são as competências técnicas de acordo com as pretensões da organização.
3. Apuração dos resultados
Após a aplicação de pesquisas internas para identificar as competências dos colaboradores, é o momento de reunir todas as informações obtidas e organizá-las de acordo com a sua relevância.
Assim, com uma visão completa dos resultados, é possível identificar quais são os setores com objetivos e competências alinhados, bem como os que precisam de uma adequação.
4. Criação de políticas de remuneração e programas de treinamento
Após a realização do mapeamento de competências, nesta etapa esses resultados são aplicados para buscar aperfeiçoar as políticas internas da empresa.
Com uma definição clara sobre as habilidades profissionais pretendidas para cada setor do negócio, devem ser desenvolvidas políticas de remuneração voltadas para essas competências, incentivando o engajamento dos colaboradores.
Com isso, as competências são atreladas à operacionalização do negócio e fomentadas no cotidiano da empresa.
O RH pode desenvolver treinamentos, planos de capacitação e outras medidas para que as habilidades pretendidas sejam preenchidas.
Além disso, é importante manter uma avaliação de desempenho dos colaboradores para garantir que os resultados desejados estão sendo alcançados.
5. Acompanhamento da performance por KPIs
A gestão de métricas é fundamental em um RH Estratégico, e as competências mapeadas devem ser servir como apoio para a base de métricas, ou seja, o desempenho precisa ser medido com base nas habilidades estabelecidas.
Dessa forma, é possível analisar se os objetivos estratégicos estão sendo alcançados e o que ainda precisa ser feito para aumentar a eficiência organizacional nesse sentido.
6. Apresentação de um plano de carreira
Assim como as políticas de qualificação e remuneração, todo o plano de carreira e o plano de desenvolvimento da empresa precisam ser baseados nas competências.
Dessa forma elas terão uma influência direta nos resultados da organização e servirão como uma base comum entre os profissionais de diversos setores.
Conte com uma consultoria em Mapeamento de Competências e Assessment
A 4Search é uma Consultoria de Recursos Humanos com ampla experiência no mercado e que oferece soluções personalizadas aos seus clientes.
Entre os serviços realizados em organizações de diversos segmentos está o processo de mapeamento de competências e Assessment.
A partir das informações coletadas durante esse processo, é possível definir as competências organizacionais e individuais para desenvolver programas mais efetivos de desenvolvimento e aumento da performance dos colaboradores.
Para saber mais sobre como funcionam as etapas do mapeamento de competências e Assessment, entre em contato conosco.