Entenda como funciona o plano de carreira durante o outplacement 28 julho, 2023 - Executivos

Entenda como funciona o plano de carreira durante o outplacement

Quando o assunto é a carreira, existem muitos momentos marcantes que se tornam decisivos e que levam profissionais para os cargos que estão ocupando atualmente. 

O primeiro emprego depois da formação na faculdade ou a primeira promoção após anos se dedicando em uma empresa específica. 

Contudo, não são apenas os momentos positivos que são marcantes, geram reflexão e decisões importantes para o futuro. 

A decisão da saída de uma empresa, seja por meio de uma demissão espontânea ou por parte da organização, são marcos que podem influenciar na revisão ou até mesmo na criação de um plano de carreira

O outplacement, por exemplo, é uma alternativa muito interessante para ser explorada nesse contexto, já que está voltada para uma visão ampla e estratégica das habilidades profissionais de um indivíduo, suas experiências e preferências. 

Continue a leitura deste texto para saber mais sobre como funciona o plano de carreira durante o outplacement

Saiba o que é outplacement  

Também conhecido como “demissão humanizada”, o outplacement envolve uma série de iniciativas que oferecem apoio para os funcionários que estão sendo demitidos da empresa. 

Para fazer desse processo de transição menos danoso tanto para a organização quanto para o profissional, o objetivo do outplacement é disponibilizar o máximo possível de apoio, com atividades que visam reconhecer o potencial do profissional e como é possível construir um plano de carreira a partir dali. 

O mercado de trabalho está cada vez mais concorrido e o simples fato de um profissional saber que dentro de pouco tempo irá precisar procurar novas oportunidades já causa certa insegurança, além de estresse enorme. 

O outplacement foca nessas questões emocionais também, já que quando se volta para os pontos positivos dos indivíduos, fica evidente o quanto a concorrência pode ser superada dependendo da situação e do contexto das vagas disputadas. 

O outplacement  pode contar com as seguintes iniciativas: 

  • Orientações transparentes sobre o processo demissional do colaborador, esclarecendo todas as dúvidas sobre a escolha pela demissão;
  • Oferecimento de sessões de terapia para apoio emocional que envolve a demissão; 
  • Detalhes sobre a demissão: quais serão os benefícios pagos no processo de desligamento, quanto tempo isso irá durar, quais são os direitos envolvidos, rescisão contratual, etc;
  • Análise profunda do perfil do agora ex-colaborador. Essa análise é extremamente importante para a criação de um plano de carreira no outplacement que seja personalizado e adequado com às expectativas do profissional; 
  • Apoio e orientação para a edição de currículo e portfólio;
  • Dicas de como se portar em entrevistas e auxílio na procura por vagas segundo o perfil do profissional. 

Principais benefícios para a empresa que investe em outplacement  

Não é apenas o preço de um produto que faz um consumidor ser fidelizado por determinada empresa. 

Atualmente, com a forte presença digital das empresas nas redes sociais, por exemplo, é possível ter uma visão muito abrangente de como aquela organização atua em relação à inclusão, a pautas ambientais e é claro, como trata os seus funcionários. 

Imagine uma empresa que demite seus colaboradores sem nenhuma preocupação em como isso irá afetá-los emocionalmente ou como essa demissão irá repercutir em redes sociais como o LinkedIn. 

Essa empresa, com essa visão, estará não só prejudicando seus ex colaboradores, mas estará prejudicando a sua própria imagem. 

Clientes poderão deixar de consumir seus produtos e serviços ou talentos qualificados também poderão desistir de processos seletivos justamente por entenderem que aquela organização não prioriza o bem-estar de seus colaboradores. 

É por esses motivos que um dos principais benefícios da empresa investir em outplacement vai estimular também o employer branding, que descreve a reputação de um empregador como um bom local para trabalhar e sua proposta de valor para os funcionários. 

Ou seja, humanizar as demissões preserva a imagem corporativa da empresa diante do mercado e dos concorrentes. 

Outro problema que o outplacement evita são os processos trabalhistas. 

Um funcionário frustrado com a forma pela qual foi demitido pode entrar com uma ação trabalhista, o que gera problemas para o RH e acaba custando caro para a organização.

Por isso, é fundamental assegurar que todos os direitos do colaborador estão sendo respeitados, durante o desempenho do trabalho e na dispensa. 

O outplacement ajuda a suavizar a situação e pode até mesmo abrir oportunidades para uma nova trajetória profissional.

Como funciona a elaboração do plano de carreira durante o processo de outplacement

Mencionamos no início do artigo como o processo de demissão pode ser uma oportunidade para rever a carreira profissional e o plano de carreira no outplacement é uma ótima alternativa criar novos planos e metas. 

Durante o processo de outplacement, o plano de carreira será definido com auxílio de um consultor especializado e extremamente experiente, que orienta o profissional a fazer uma análise de seu perfil, suas competências, seus interesses e suas oportunidades no mercado.

Uma das etapas da criação do plano também conta com a identificação dos pontos que precisam de desenvolvimento do profissional e quais são as possíveis soluções para isso como cursos, treinamentos ou mentorias. 

Esse consultor também vai ajudar a criar um plano realista, que esteja alinhado com as tendências e demandas do mercado, bem como com as expectativas e valores do profissional.

Se você deseja conhecer melhor o serviço de outplacement, entre em contato conosco

Os especialistas da 4Search poderão auxiliar nesse processo que pode ser benéfico e muito menos estressante do que geralmente é.

Comentários para este post