Entenda como utilizar o Assessment na sua empresa
Contratar os profissionais adequados e gerir equipes é um dos principais desafios de qualquer empresa. Porém, conhecer somente as habilidades técnicas não é o suficiente para identificar onde o colaborador melhor se encaixa na equipe ou se ele tem as competências necessárias a um cargo de liderança. Para isso, o Assessment é uma ferramenta que ajuda no recrutamento e gestão de colaboradores.
O Assessment é uma ferramenta de avaliação que possibilita que a empresa identifique as competências e perfis dos profissionais, seja em cargos de liderança ou outras funções, incluindo pontos fortes e fracos.
Esse processo ajuda também a identificar características e habilidades únicas dos profissionais avaliados, de modo a contribuir para o seu desenvolvimento.
A partir desse relatório, a empresa tem informações relevantes sobre seus colaboradores, de uma forma individual e geral, podendo desenvolver políticas, treinamentos e ações de engajamento interno.
O processo também apresenta diversas vantagens para os profissionais, pois os relatórios são uma fonte importante de autoconhecimento ao destacar as características e habilidades que podem ser aprimoradas.
Como utilizar o Assessment na sua empresa?
A avaliação dos profissionais pode ser feita de maneira pontual, como na contratação de executivos e no desenvolvimento de planos sucessórios, por exemplo.
Porém, para uma gestão eficiente, é importante que esse processo faça parte da cultura organizacional e seja usado para ajudar os colaboradores em seu desenvolvimento pessoal e profissional. As principais aplicações do Assessment são:
Planejamento de carreira e sucessões de cargo
Com esta metodologia, os colaboradores podem conversar com um profissional especializado e traçar um plano de desenvolvimento de habilidades para conseguir alcançar os objetivos de sua carreira.
Da mesma forma, o processo pode ser usado em sucessões de cargo, quando a organização está buscando novos líderes e executivos para cargos de liderança.
A partir do diagnóstico e acompanhamento, é possível desenvolver os profissionais que já fazem parte do quadro de funcionários e estão adaptados à cultura organizacional, contribuindo para a retenção de talentos.
Recrutamento e seleção de profissionais
Antes de contratar um profissional, é importante identificar se ele tem um perfil compatível com a empresa e com a vaga.
Com o processo de mapeamento de competências, é possível identificar as características dos candidatos e avaliar se ele possui as habilidades necessárias para o cargo.
Assim, a empresa economiza tempo e recursos com contratações equivocadas e tem mais chances de encontrar talentos com objetivos de carreira alinhados aos da organização.
Diagnóstico interno
Em alguns casos, a queda nos resultados da empresa está relacionada à performance dos profissionais, seja pela necessidade de treinamentos mais específicos ou pela alta rotatividade.
Com o Assessment, é possível identificar eventuais falhas nos processos internos e buscar formas de resolvê-las a partir da sugestão dos colaboradores e da avaliação geral das necessidades da organização.
Desenvolvimento de colaboradores
As informações do relatório de avaliação são importantes não apenas para o desenvolvimento profissional, mas também para a vida pessoal dos colaboradores.
A partir do relatório, é possível aumentar seu autoconhecimento e trabalhar as soft skills que irão melhorar seu relacionamento com outras pessoas e no direcionamento da carreira.
Redução de turnover
Alguns motivos para a alta taxa de rotatividade, ou turnover, são o clima organizacional negativo e o conflito entre os líderes e suas equipes.
Com o Assessment e a criação de programas de desenvolvimento dos colaboradores, há uma redução da rotatividade e aumento do engajamento com a organização.
Como realizar o Assessment?
A 4Search é uma Consultoria de Recursos Humanos com ampla experiência no mercado e que já realizou mais de 2 mil processos de Assessment.
Por isso, é a melhor opção para as empresas que desejam uma análise de resultados quantitativos e qualitativos feita por especialistas.
O processo de mapeamento de competências e Assessment é executado nas seguintes etapas:
- Levantamento do perfil do colaborador;
- Mapeamento de competências organizacionais;
- Mapeamento de competências de função;
- Entrevista individual por competências;
- Aplicação de métodos e inventários comportamentais e de competências;
- Feedback individual;
- Criação de Plano de Desenvolvimento Individual;
- Reuniões de acompanhamento do Plano de Desenvolvimento Individual.
Para saber mais sobre como utilizar o Assessment para aprimorar a gestão de pessoas na sua organização, entre em contato conosco.