O Impacto do Outplacement na saúde mental dos profissionais
Durante a vida adulta, o trabalho ocupa uma importante parcela da rotina diária, onde despendemos grande parte do nosso tempo e energia. Além da importância para o bem-estar financeiro e construção de patrimônio, a vida profissional como um todo tem um papel essencial na construção da própria identidade, senso de propósito e desenvolvimento pessoal, sendo também o espaço onde construímos laços e relações com colegas e companheiros de equipe.
Por conta disso, a demissão inesperada pode ter impactos profundos tanto para a estabilidade financeira, quanto para a saúde mental dos colaboradores demitidos. A incerteza e a brusca mudança de rotina causadas pela perda de um emprego podem causar irritabilidade, insônia, ansiedade e até casos de depressão.
Demissões inesperadas afetam também o emocional e a produtividade dos funcionários remanescentes, que vivenciam as mudanças de pessoal dentro da empresa.
Um artigo publicado pela Mercer, empresa internacional especializada em pesquisas e soluções estratégicas de Recursos Humanos, apontou também os impactos que as demissões e lay offs irresponsáveis têm na imagem empregadora das organizações, constatando que 40% dos colaboradores demitidos deixaram avaliações negativas sobre a experiência com a empresa em plataformas de emprego e classificados.
Apesar de não ser um processo simples, o desligamento não precisa ser uma mudança negativa. Muitas empresas e especialistas da área de Recursos Humanos têm adotado o outplacement como uma alternativa para tornar a demissão um processo mais humanizado, priorizando o respeito e a empatia com os colaboradores, fornecendo suporte para que os indivíduos possam navegar por essas emoções complexas da perda de um emprego, de maneira produtiva.
Entenda todas as etapas que envolvem o processo de outplacement e como essa solução pode mudar os efeitos da demissão para os colaboradores direta, ou indiretamente envolvidos.
Como funciona o outplacement?
Apesar da recente popularização, o outplacement não é um conceito novo, tendo origem nos Estados Unidos ao longo da década de 1980, em um período de crises sociais e econômicas que causaram demissões em massa, reestruturações e suspensões de contratos por todo o país, como um esforço de evitar danos à imagem da empresa frente ao mercado e entre os colaboradores remanescentes.
De lá para cá, muitas discussões sobre a importância do bem-estar de funcionários e colaboradores no ambiente de trabalho foram aprofundadas e, acompanhando essas tendências, empresas ficaram cada vez mais atentas à experiência do colaborador, desde o processo seletivo, ao desligamento.
Esse processo tirou o outplacement do contexto restrito ao gerenciamento de crise, tornando a solução uma parte valiosa de uma cultura organizacional responsável e humanizada, assim como outras ações que visam promover o bem-estar dos funcionários.
O outplacement é um processo de demissão estruturado com o objetivo de orientar e assessorar os colaboradores que estão sendo desligados da corporação, amenizando os impactos negativos dessa mudança. Esse serviço começa antes mesmo do anúncio do desligamento, oferecendo apoio psicológico e emocional para lidar com esse momento, incorporando também um suporte para retornar ao mercado de trabalho, explorando suas potencialidades e até redirecionamento de carreira, caso sinta a necessidade.
Além do outplacement individual, voltado principalmente para o desligamento de profissionais em posições diretivas, gerenciais, gestão entry e middle-level, há a modalidade de outplacement coletivo, que assessora o desligamento de um grupo de colaboradores em reestruturações organizacionais, como downsizing. Esse processo funciona em três etapas fundamentais:
Planejamento
A primeira etapa do processo antecede o anúncio do desligamento ao profissional. Após tomar a decisão sobre o desligamento, a empresa pode contar com uma consultoria de RH, ou contratar profissionais especializados em demissão humanizada, para dar início ao processo de outplacement.
Neste momento, a empresa de consultoria irá analisar o perfil do funcionário, com o auxílio do RH interno da organização e, a partir disso, planejar como o desligamento será conduzido, quais argumentos serão utilizados para o anúncio da demissão e estratégias para minimizar os impactos negativos para todos.
Anúncio do desligamento
Após o planejamento, a consultoria especializada se reúne com o profissional para anunciar os motivos da demissão e explicar os detalhes do processo, como a duração da assessoria, suas etapas e objetivos.
O profissional responsável por comunicar a demissão deve ter preparo e cautela para fornecer todas as orientações de maneira clara e transparente, comunicando as razões para o desligamento com empatia e cuidado, tornando o momento o menos traumático possível.
Orientação profissional
Nesta etapa, a consultoria realiza a avaliação do currículo e análise do perfil profissional, definindo áreas para explorar e buscar melhorias com testes comportamentais. Além disso, a assessoria envolve também auxílio na construção de networking, apoio psicológico e técnicas para impulsionamento, ou redirecionamento, de carreira. Afinal, não é incomum que ao longo do processo de outplacement e assessoria, o profissional desista de uma recolocação em outra empresa e opte por empreender ou mudar de carreira.
Apoio emocional e psicológico
Após a demissão, muitos profissionais passam por períodos de instabilidade emocional, questionando suas capacidades, escolhas de carreira e seu futuro. Esses momentos podem desencadear complicações sérias para sua saúde mental, como o desenvolvimento de ansiedade e depressão.
O apoio psicológico e emocional é fundamental para diminuir os impactos negativos que o processo de demissão pode causar na saúde do colaborador desligado. Levar em consideração os sentimentos do profissional nesse momento tão delicado é uma excelente maneira de reconhecer toda sua colaboração para a organização.
Com o suporte e aconselhamento, o profissional terá as ferramentas necessárias para aprender a lidar melhor com as emoções negativas e redirecioná-las para a sua campanha de prospecção, em busca de novas oportunidades no mercado ou mudança de carreira.
Benefícios do outplacement no processo de demissão
Adotar o outplacement em um momento de demissão auxilia não só na transição profissional do colaborador desligado, mas também traz muitas vantagens para o bem-estar da empresa, auxiliando na construção de um clima organizacional positivo entre a equipe, reforçando os valores da organização com a demonstração de cuidado com seus colaboradores. Entre os principais benefícios que o outplacement traz para a empresa, podemos destacar:
Reforça o employer branding
Fornecer um suporte emocional e profissional tão completo como o outplacement aos funcionários que estão sendo desligados da empresa demonstra a responsabilidade e o cuidado da organização com seus colaboradores. Isso contribui para a construção de uma imagem positiva perante o mercado de trabalho e futuros talentos.
Reduz impactos da demissão
O outplacement minimiza os efeitos negativos que o processo de demissão pode gerar, tanto para os funcionários desligados, quanto para os colaboradores remanescentes e a empresa em geral. O suporte possibilita uma transição suave, permitindo que os profissionais encontrem novas oportunidades com facilidade, além de reduzir eventuais ocorrências judiciais que geram altos custos financeiros e morais à empresa.
Melhora no clima organizacional
Observar a empresa passar por reestruturações e grandes mudanças causadas por demissões, podem abalar a segurança e produtividade dos profissionais que continuam na organização. Ver os colegas recebendo o suporte necessário durante o processo de demissão, faz com que os funcionários sintam-se valorizados pela empresa, fortalecendo o engajamento e a lealdade dos colaboradores com a organização.
Garanta a assessoria completa para sua empresa com a consultoria especializada em Outplacement e gestão de pessoas. A 4Search conta com mais de 10 anos de experiência e uma equipe altamente qualificada, foram realizados mais de 450 projetos individuais e atendimento a mais de 650 pessoas em Outplacement em grupo.
Nossa equipe é formada por consultores com formação específica em planejamento de carreira e prospecção de mercado, fornecendo suporte completo para o profissional assessorado. Entre em contato com nossos especialistas e conheça os benefícios do Outplacement para a sua organização.
Continue se informando sobre soluções estratégicas de recursos humanos em nosso blog, e acompanhe também nossos perfis no LinkedIn, Instagram e Facebook para ficar por dentro das discussões mais relevantes sobre o mercado de trabalho.