Onboarding Coaching: qual a importância e como conduzir o processo na sua empresa
O Onboarding Coaching compreende o suporte durante o processo de adaptação, integração e capacitação de novos profissionais contratados em uma empresa. Esse processo pode ser conduzido pela equipe interna da organização ou por uma consultoria terceirizada.
Durante o Onboarding Coaching, os novos colaboradores devem ser apresentados aos valores, cultura, rotina de trabalho, colaboradores e suas funções. Assim, os novos profissionais contratados podem compreender melhor as próprias tarefas e como desempenhá-las.
Em outro momento, falamos sobre os benefícios do Onboarding Coaching, agora você vai conhecer a importância do Onboarding Coaching e como conduzir o processo com sucesso na sua empresa. Confira!
Qual a importância do Onboarding Coaching para o novo colaborador?
O processo de Onboarding começa na seleção e não termina na contratação do novo colaborador, ele deve se estender, pelo menos, até os primeiros 90 dias de trabalho. Segundo análise do instituto de pesquisa Gallup, esse é o tempo médio que novos colaboradores levam para se adaptar.
Além disso, a análise sugere que novos colaboradores podem demorar até 12 meses para alcançarem seu potencial de produtividade. O Onboarding Coaching, quando aplicado desde a primeira etapa do processo de recrutamento, ajuda a otimizar esse processo de desenvolvimento.
A falta de clareza nos processos e da cultura organizacional da empresa dificulta o rendimento do novo colaborador e pode resultar na desistência da vaga — fenômeno conhecido como Turnover. Por isso, é essencial que ele possa contar com uma rede de apoio entre os colegas, as relações são essenciais para o engajamento dos colaboradores.
O Onboarding Coaching aumenta em 82% a retenção de colaboradores, segundo pesquisa realizada pelo Brandon Hall Group, em 2015. Uma boa experiência de Onboarding também melhora a reputação da marca, já que colaboradores satisfeitos tendem a promover seus empregadores nas próprias redes sociais, o chamado employee branding.
Como conduzir um processo de Onboarding Coaching na sua empresa?
O trabalho híbrido trouxe novos desafios para o processo de Onboarding, agora realizado também online. No Onboarding Coaching, você precisa contar com profissionais capacitados para proporcionar a melhor experiência para o novo colaborador e garantir sua integração e desenvolvimento.
Agora que você já conhece a importância do Onboarding Coaching, separamos algumas dicas para conduzir o processo na sua empresa durante os primeiros três meses da contratação.
1. Durante a contratação do novo colaborador
Planeje lidar com questões burocráticas, como a assinatura do contrato e outros documentos, antes do início das atividades do novo colaborador.
Assim, o colaborador pode ter um primeiro dia de trabalho mais fluido e produtivo, dedicando seu tempo a conhecer suas atribuições e se entrosar com a equipe.
Esse também é o momento ideal para a entrega do kit Onboarding, crachá, email e senhas de acesso para o sistema e ferramentas da empresa.
O kit Onboarding pode incluir, além dos itens essenciais, alguns presentes de boas-vindas. Itens como camiseta e caneca personalizadas, por exemplo, ajudam a enriquecer a experiência do colaborador nesse início de relacionamento.
2. No primeiro dia de trabalho
O foco do primeiro dia de trabalho deve estar nos relacionamentos do novo colaborador. Esse é o momento de apresentar os líderes e demais membros da equipe.
Também é de grande ajuda, apontar um tutor, responsável por dar suporte de perto ao novo colaborador durante a adaptação.
A experiência do primeiro dia deve refletir o que o novo colaborador vai encontrar nas próximas semanas de trabalho na empresa.
3. Durante os primeiros 90 dias
Preparar um manual de Onboarding é uma boa estratégia para otimizar o processo a médio e longo prazo.
O documento ajuda o colaborador a se guiar nos primeiros dias e pode apresentar os processos detalhadamente.
Nesse período, também é central promover reuniões de integração e capacitações para o novo colaborador.
O feedback também é essencial durante todo o processo e deve ser realizado com atenção às dificuldades e habilidades do colaborador.
Quer continuar aprendendo sobre processos de Recursos Humanos e as novidades do setor? Acompanhe a 4Search nas redes sociais: Instagram, Facebook, LinkedIn.