Como contratar líderes para a retomada de 2021?
Apesar de todas as dificuldades e obstáculos inegáveis, o ano de 2020 foi responsável por um grande aprendizado para profissionais e empresas. Para os colaboradores de forma geral foi o momento de aprender a trabalhar em novas circunstâncias, com o home office muitas vezes demandando adaptações entre trabalho e vida pessoal.
Já para a maioria das empresas a lição teve a ver com a capacidade de se relacionar com o universo e a lógica do digital. Todas que já tinham iniciado a lição de casa obtiveram vantagens e souberam se reinventar quando foi preciso.
Principalmente em funções executivas, o cenário crítico da pandemia apresentou diversas oportunidades profissionais. Isso se explica pelo fato de o momento exigir profissionais com experiência e visão estratégica para liderar em um cenário desafiador.
A perspectiva é que daqui para frente, o entendimento sobre o trabalho seja uma combinação entre o presencial e o virtual. As empresas devem se atentar para uma seleção de perfis mais versáteis, já que aptidões que antes eram diferenciais serão básicas em uma contratação e a capacidade de ser resiliente será mais importante do que nunca.
Qual o perfil de líder que as empresas devem buscar?
Competências comportamentais
Além da autonomia, criatividade, iniciativa e busca constante por aprendizado, o aspecto comportamental tem sido um dos critérios mais avaliados em um processo de seleção.
A capacidade de compreender e se fazer entender, enxergar cenários pela perspectiva dos outros, maleabilidade e senso de coletividade são apenas algumas das características obrigatórias no processo de executive search, por parte das empresas.
Autonomia e autogestão
O conceito de do it yourself (faça você mesmo, em tradução para o português), muito presente na cultura digital, será mais do que bem-vindo. Todas as soluções tecnológicas que estiverem disponíveis, podem e devem ser utilizadas para que executivos possam ampliar aprendizados.
Ainda que essa iniciativa seja fundamental, será indispensável por parte das empresas oferecer treinamentos e condições materiais para que a experiência de trabalho a distância seja saudável e produtiva.
Tendências das contratações que serão feitas em 2021
- Trabalho remoto
O trabalho remoto continua sendo uma tendência, mas diferente da forma improvisada como aconteceu em muitos casos no início da pandemia. A viabilidade desse formato de trabalho foi atestada em meio à crise e tende a se manter nas próximas contratações, agora com um melhor desenho das atribuições, estrutura oferecida para os funcionários e medidas de segurança da informação.
- Trabalho a distância
A eficiência do home office proporcionou tanto aos empregadores, quanto aos profissionais, a percepção das vantagens e oportunidades de se trabalhar a distância. Por isso, tendem a aumentar nos próximos anos as contratações de profissionais de outros locais e até mesmo de fora do país. Isso amplia as possibilidades para os profissionais muito especializados, mas ao mesmo tempo aumenta a concorrência entre os candidatos.
- Contratação por projetos
O formato de contratação por projetos tende a ser privilegiado para que as empresas tenham uma estrutura mais flexível e se adaptem rapidamente às mudanças durante o período de recuperação econômica.
As contratações nesses modelos irão provavelmente atingir desde cargos de analista, até os cargos de direção. Seja para aumentar a capacidade produtiva da empresa, ou gerir novas frentes de negócio, a contratação de times de projetos pontuais pode ajudar a empresa a ganhar agilidade, aumentar o know-how em determinadas áreas e manter a estrutura flexível. Há também a possibilidade de alguns desses profissionais serem incorporados no futuro no quadro fixo da empresa, ou tornarem-se parceiros ampliando suas redes de negócio.
Novas estratégias de retenção da equipe
Apesar da principal tendência para 2021 ser de contratações por projetos, há um quadro mais enxuto de funcionários fixos que precisa ser mantido e bem gerenciado para que continue sendo produtivo e eficiente. Os benefícios oferecidos para esse quadro de profissionais também devem sofrer algumas atualizações para que o valor das ações de gestão de pessoas seja percebida dentro desse novo cenário.
Investir em ações concretas que contribuam para melhores condições de trabalho no home office como oferecimento de auxílio para estruturar e manter espaços domésticos e de equipamentos como notebook, devem substituir investimentos em estruturas lúdicas e áreas de descompressão em escritórios, que envolvem trabalhos criativos .
Benefícios já oferecidos como plano de saúde e seguros de vida devem ganhar maior percepção de valor, tornando-se peças chaves para retenção de talentos. Esse benefício pode se estender a profissionais que trabalham por projetos, sendo possível agregar aos contratos planos de saúde pessoais.
Todas essas mudanças que atravessaram as estruturas mais sólidas de negócio, trouxeram grandes desafios para as empresas, mas também foi um período intenso de aprendizado. Para crescer como empresa ou se recolocar no mercado em 2021 é preciso ter vivenciado e assimilado as importantes lições de 2020 como capacidade de adaptação e resiliência, alfabetização digital e abertura para o trabalho remoto e multicultural. Para quem está em dia com esse aprendizado, o próximo ano trará muitas oportunidades!
A 4Search está sempre atenta às novidades e tendências do mercado de trabalho para 2021. Entre em contato conosco e confira todas as soluções disponíveis para empresas.