Qual a importância das competências comportamentais?
Independentemente da posição, da empresa ou das funções exercidas, as competências comportamentais ou soft skills são extremamente importantes no mercado de trabalho, tanto no Brasil quanto em outros países do mundo.
Elas têm essa importância porque estão relacionadas com o perfil de cada um e irão influenciar nas relações com outros colegas de trabalho, no desempenho da sua rotina, entrega de atividades e muito mais.
A seguir, para você entender o que são as competências comportamentais e a importância delas, continue a leitura deste artigo!
O que são competências comportamentais
As competências comportamentais, também conhecidas soft skills, abrangem conhecimentos e que podem tornar um profissional diferenciado para algum tipo de função.
Essas competências, são, portanto, adquiridas ao longo dos anos por conta de experiências e aprendizados e são justamente essas experiências que vão guiar a reação de alguém em determinada situação.
É por isso que podemos entender as competências comportamentais como habilidades relacionadas com personalidade, que tem influência de crenças, ideias e suas relações pessoais e familiares.
E no contexto do universo corporativo, as soft skills são estratégicas para direcionar funções relacionadas à gestão de pessoas, a capacidade de trabalhar em equipe e também liderança.
Tipos de competências comportamentais
Depois de compreender o que são as competências comportamentais, é preciso entender que competências são essas. A seguir, explicaremos sobre as principais.
- Liderança
A liderança é uma soft skill cada vez mais valorizada dentro das empresas.
Essa valorização acontece porque profissionais com essa competência destacada, conseguem visualizar além, enxergam o potencial dos colegas de equipe e por isso alcançam metas e objetivos.
Para exercer cargos de liderança é preciso proatividade, facilidade de comunicação para mediar situações e negociar prazos e resiliência para enfrentar desafios.
- Comunicação
Não importa o tamanho do currículo de um profissional ou a quantidade de cursos e especializações se essa mesma pessoa não consegue comunicar bem as suas habilidades e comprometimento.
A comunicação é, sem dúvidas, uma das competências comportamentais mais importantes, já que irá guiar o profissional em todas as atribuições do seu cargo.
Saber se expressar com clareza e objetividade, além de manter boas relações pessoais, são aspectos cruciais para uma carreira de sucesso.
A postura corporal também está inserida nessa habilidade pois consegue transmitir profissionalismo e seriedade quando é necessário.
- Criatividade
Um profissional criativo consegue encontrar inúmeras possibilidades na sua atuação.
Um olhar curioso e atento para inovação, facilidade de comunicação e constante troca com outros setores e colegas de equipe são requisitos básicos para quem é e também para quem deseja estimular a sua criatividade.
- Adaptabilidade
A adaptabilidade pode ser descrita como a capacidade de se ajustar e responder de forma positiva a novas situações e desafios no ambiente de trabalho.
Alguém com essa capacidade desenvolvida é um indivíduo aberto a aprender, se adapta a diferentes circunstâncias e encontra saídas criativas para os problemas que surgem.
Na forma como o mercado de trabalho é organizado atualmente, a adaptabilidade se torna ainda mais relevante.
Com a crescente transformação tecnológica, por exemplo, os profissionais precisam se adaptar às novas ferramentas e processos juntamente com as demandas do mercado.
Tudo isso demanda flexibilidade mental e disposição para aprender e se atualizar constantemente.
- Iniciativa e proatividade
Mesmo diante de todas as suas tarefas diárias, se um profissional conseguir ter iniciativa e proatividade para sugerir mudanças, começar novos projetos e auxiliar colegas, isso conta positivamente para a sua carreira.
A iniciativa e proatividade são, portanto, outras competências comportamentais muito requisitadas no mercado de trabalho.
Ter disposição para agir antecipadamente, assumir responsabilidades, e apresentar soluções criativas para problemas também caracterizam essas habilidades.
Mas afinal, qual é a importância das competências comportamentais?
Um estudo recente feito pela IBM revelou que quase metade dos graduados universitários já possuem as competências técnicas necessárias para ingressar no mercado de trabalho e atrelado a isso, a pesquisa também mostra uma lacuna no que diz respeito às soft skills.
Outro estudo realizado durante a Conferência de Talentos SHRM em 2020 concorda com essa afirmação e vai além.
Cerca de 46% dos novos colaboradores falham dentro dos primeiros 18 meses devido à falta de habilidades interpessoais e 89% desses casos de insucesso estão diretamente relacionados à falta de soft skills.
Essas pesquisas reforçam o quanto desenvolver as competências comportamentais é crucial não só para desenvolver uma carreira de sucesso, mas sim melhorar as relações e crescer, tanto enquanto indivíduo quanto profissional.
Para ler outros artigos com assuntos relevantes sobre o universo corporativo, acesse o blog da 4Search!